Buscar

Dicas para manter a saúde da sua boca!


Dicas de odontologia

Manter a sua saúde bucal, é mais simples do que você imagina. Alguns pequenos hábitos ajudam a prevenir e manter um sorriso saudável e lindo.

Estamos acostumados a ouvir que é importante escovar os dentes 3 vezes ao dia, após as principais refeições, mas na realidade, o certo é fazer a escovação após qualquer alimentação.

Vale lembrar que não existe alimento que limpa os dentes. Todos os alimentos ingeridos formam uma película, que é substrato para adesão das bactérias que vão formar a placa bacteriana. A diferença que existe é que alguns alimentos formam mais placa ou placa mais agressiva e outros menos.

A maioria das pessoas não sabem, mas após 20 minutos da alimentação, a placa bacteriana já está formada e liberando toxinas, que vão aumentando e piorando com o passar do tempo. Por isso, o ideal é sempre fazer a higienização entre 20 a 30 minutos após terminar de se alimentar.

Outra dica é fazer uma higienização completa antes de dormir, com escovação e fio dental. A forma como lidamos com esta limpeza determinará o que vai acontecer durante as horas de sono. Uma higiene perfeita garantirá horas de reparo para os tecidos dentais e gengivais, o que torna este momento essencial na prevenção de doenças e cáries. Boca mal higienizada resulta em horas de agressão aos tecidos.

Se um sangramento aparecer, não tenha receio. Este, muitas vezes, é um sinal que existe uma sujeira indesejada. Utilize a escova e o fio dental para limpar bem, com cuidado e sem fazer força. Em poucos dias o inchaço e o sangramento devem diminuir e desaparecer. Em casos de inflamações mais leves, esta simples atitude pode levar a prevenção de uma gengivite, por exemplo. Se o incômodo e o sangramento persistirem por muitos dias, procure um profissional. Somente o seu dentista poderá diagnosticar e determinar o melhor tratamento.

E não se esqueça, fazer visitas regulares ao dentista ajudam a manter a sua saúde bucal além de prevenir doenças. O recomendado é que seja feita a cada seis meses.

#dicas #hábitossaudáveis #odontologia #escovação #dentistasemmoema #dicasdehigienebucal #dentistasemsp #dentistas #odontologiaemmoema #dicasdeescovação #saúdebucal #atualleodontologia

23 visualizações