Buscar

Odontologia e o esporte


Para os atletas, profissionais ou não, o foco está sempre em seu rendimento e na superação de suas metas pessoais. Para que estes objetivos sejam atingidos, além de muito treino e trabalho de desenvolvimento pessoal, os atletas devem ficar muito atentos a todos os pontos referentes a sua saúde que podem impactar o seu rendimento, tanto de sua saúde física, como psicológica.

Você consegue imaginar o que uma dor de dente constante pode causar em um atleta de natação (por exemplo), que depende de muita concentração e explosão física?

Para tentar prevenir este tipo de problema que surgiu a Odontologia Desportiva, uma área de atuação dentro da Odontologia que oferece cirurgiões-dentistas com uma visão esportiva, promovendo a prevenção de lesões decorrentes do esporte e a manutenção da saúde bucal, além de detectar fatores prejudiciais à pratica de esportes, como respiração bucal, posicionamento dos dentes inadequados e administração de medicamentos com substâncias que possam causar doping positivo.

Para estes atletas, profissionais ou não, o tratamento deve ser cuidadosamente planejado, já que necessitam de cuidados com relação as medicações indicadas e com o calendário de treinos e competições. Lembrando que a prevenção é muito importante para minimizar riscos com a saúde bucal.

A Odontologia tem trabalhado no estudo e desenvolvimento de protetores bucais para diversos tipos de esporte, conforme abaixo:

Esportes de contato - indicado o uso de protetores bucais que atuam preventivamente protegendo os dentes de fraturas ou avulsões (arrancamentos), e prevenindo lesões nas bochechas, língua e lábios. Para a Academia Norte-Americana de Odontologia Desportiva, o uso de protetores bucais na prática esportiva reduz em até 80% o risco de perda dentária.

Musculação - indicado o uso de protetores que amortecem e distribuem as forças resultantes do apertamento involuntário durante o exercício. O apertamento dental gera complicações prejudiciais para o atleta e pode repercutir em seu desempenho.

Use a Odontologia a seu favor, melhorando seu rendimento e seus resultados. Para saber mais, agende uma consulta com um de nossos profissionais.


20 visualizações