Buscar

Mulheres e a Odontologia


Mulheres e a odontologia - Atualle Clínica Odontológica Integrada

As diversas fases da vida da mulher são marcadas por grandes mudanças hormonais. Essas oscilações nos níveis de hormônio tornam as mulheres mais sensíveis e por isso, elas devem manter-se atentas à saúde bucal em cada uma delas.

A parte da boca que mais sente nos momentos de grandes alterações é a gengiva, que fica mais sensível e propensa à ação da placa bacteriana e doenças periodontais. Cuidados com a escovação e uso do fio dental devem se tornar uma rotina para evitar problemas durante a vida toda.

Veja as principais causas de alterações hormonais e suas consequências:

Menstruação

Gengiva inchada e/ou com sangramento são sintomas observados por algumas mulheres antes da menstruação. Outras têm aftas ou inflamações da mucosa bucal. Estes sintomas desaparecem logo no início da menstruação.

Contraceptivos Orais

O uso de contraceptivo oral pode causar inchação ou sangramento na gengiva. O hormônio utilizado (progesterona) pode tornar a gengiva mais sensível a substâncias que irritam a boca.

Gravidez

Com as alterações hormonais desta fase, as mulheres grávidas ficam muito suscetíveis à gengivite e podem notar inchaço, sangramento, vermelhidão e sensibilidade na gengiva. Além disso, pode surgir halitose (mau hálito) a partir do aumento dos hormônios.

Menopausa

Esta fase pode estar associada a outros fatores, além das mudanças hormonais, como deficiências de cálcio e vitaminas condições médicas diversas e uso de medicamentos. Na saúde bucal, podem ser encontradas as seguintes mudanças dos dentes e da gengiva, como dor ou desconforto, gengivas vermelhas ou inflamadas, sensações de ardor, sensação de alteração de paladar, boca seca e perda óssea.

Osteoporose

Alguns estudos apontam que existe uma relação entre a osteoporose e a perda óssea do maxilar. Esta perda óssea pode ser agravada com a doença da gengiva, que pode provocar mobilidade dos dentes e perda eventual.

Se você estiver com algum desses sintomas, consulte o seu dentista. Para agendar uma consulta com um de nossos profissionais, ligue para (11) 5051-5947.

#mulhereseaodontologia #atualleodontologia #atualleclinicaintegrada #dentistasemsp #dicasdehigienebucal #ortodondia #saúdebucal #tratamentosintegrados #clínicaodontológica #odontologiaemmoema #odontologia #estetica #dentistasemmoema #dicas #hábitossaudáveis

71 visualizações