Buscar

O câncer de boca e a odontologia


Odontologia e a Terceira Idade l Atualle

Os cuidados com a higiene oral são fundamentais para sua saúde. E uma das doenças que podem ser prevenidas é o câncer de boca.

O câncer de boca ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos do organismo devido a sua relativa incidência e mortalidade. É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. Ocorre mais no lábio inferior em relação ao superior.

O principal fator de risco está indicado na combinação de fumo e excesso de consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, também são fatores de risco: idade superior a 40 anos, má higiene bucal e próteses dentárias mal ajustadas.

O principal sintoma do câncer de boca é o aparecimento de feridas que não cicatrizam em uma semana, com ou sem sangramento. Outros sintomas são caroço ou inchaço na bochecha, perda de sensibilidade ou dormência, manchas brancas ou vermelhas, dificuldade para mastigar ou engolir, dor sem razão, mudança na voz, entre outros.

A prevenção é a melhor forma de evitar este tipo de doença. Além de evitar o fumo e o consumo de álcool em excesso, é importante manter uma higiene dental diária, com escovação e fio dental, consultas regulares com um dentista e alimentação saudável para prevenir esta e outras doenças.

Os profissionais cirurgiões-dentistas são preparados para detectar a doença em seus primeiros sintomas. O exame rotineiro na cavidade bucal, feito em consultas, pode detectar as lesões logo no seu início. Por isso, é muito importante visitar o seu dentista, no mínimo, uma vez ao ano.

Para agendar uma consulta com um de nossos profissionais, ligue para (11) 5051-5947

#dicasecuidados #higienebucal #dicasdehigienebucal #seusorrisomaisbonito #cuidados #saúdebucal #hábitossaudáveis #odontologia #odonto #odontologiapreventiva #ortodontia #visiteseudentista #atualleclínicaintegrada #terceiraidade #melhoridade #prevenção

15 visualizações