top of page
Buscar

Cirurgia Ortognática: o que é e quando é indicada


A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para correções envolvendo os ossos da face e os dentes, com o objetivo de buscar o equilíbrio anatômico do rosto. É indicada quando não é possível chegar ao resultado desejado a partir do uso de aparelhos ortodônticos, pois o problema não se resume à posição dos dentes, mas inclui o tamanho dos ossos do esqueleto.

Os principais motivos que levam à busca por este tratamento são deformidades na face e alterações na mordida, que podem ou não provocar dores. A cirurgia visa trazer melhorias em questões funcionais como: dores, problemas na mordida, respiração de boca aberta, entre outras. Existem também os pacientes que buscam este tratamento por questão estética e além de melhora na funcionalidade, mudam seu comportamento e a forma de se relacionar.

O primeiro passo para este tratamento é o uso de aparelhos ortodônticos para alinhar os dentes de forma que se encaixem corretamente durante o procedimento.

Na maioria dos casos, a cirurgia é feita por dentro da boca e consiste em cortar o maxilar superior, inferior ou o queixo e fixar em nova posição com o uso de placas e parafusos, geralmente de titânio.

O procedimento não causa muitas dores no pós-operatório, sendo o maior desconforto o inchaço da face. O paciente deve ficar em repouso e ingerir apenas líquidos e comida pastosa nos primeiros 20 dias. A mastigação volta normalmente a partir de 50 dias da cirurgia.

Para saber mais sobre este ou outros procedimentos, entre em contato conosco.

39 visualizações
bottom of page