Odontologia e Diabetes: sua relação e os cuidados necessários

O Diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina ou não utiliza adequadamente o que é produzido. Este hormônio é responsável pelo controle e uso da glicose que obtemos por meio dos alimentos, transformando-a em energia.

Pessoas diagnosticadas com um dos tipos de diabetes não produzem insulina e acabam ficando com alto nível de glicose no sangue. Se o quadro permanecer assim por longo tempo, os principais órgãos do corpo podem sofrer diversos tipos de danos.

Recentemente, foi descoberto que a relação entre o diabetes e as doenças gengivais é uma via de mão dupla. Pesquisas revelam que as pessoas que possuem a doença são mais suscetíveis aos problemas comuns da gengivite (doenças da gengiva) e da periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas). Da mesma forma, estas doenças bucais podem causar o aumento de glicemia no sangue, contribuindo para a progressão do diabetes.

Portanto, o risco de uma pessoa com diabetes contrair doença gengival é mais alto, já que diabéticos possuem menor capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival, tornando-os mais vulneráveis.

Outros problemas bucais relacionados ao diabetes são: candidíase (sapinho - uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.

Assim como em qualquer caso, existe uma relação entre a saúde bucal com a saúde geral do corpo. Cuidados como prática de exercícios, alimentação saudável e sono regular, entre outros, são indicados para a saúde geral. Para os cuidados com a saúde da boca, escovar os dentes, usar o fio dental regularmente e visitar o seu dentista periodicamente, são atitudes essenciais.

No caso de pacientes com diabetes, é muito importante a visita regular ao dentista. Além disso, durante as consultas, o paciente deve comunicar sobre seu estado de saúde e quais medicações fazem parte da sua rotina, para que o cirurgião-dentista possa ter o quadro completo na hora de avaliar e indicar procedimentos.