Buscar

Retração gengival: o que é e como tratar


Você sabia que muitos casos de sensibilidade nos dentes estão relacionados à retração gengival? A sensibilidade acontece a partir da exposição da raiz dos dentes, que faz com que eles fiquem desprotegidos do calor, frio e pressão, causando a dor.

A retração gengival ocorre quando o tecido gengival encolhe, abandonando seu lugar de origem e trazendo consequências para toda a região bucal. Esse processo deixa a área sensível e faz com que o tecido saudável da gengiva forme um colar de proteção em volta dos dentes.

O que causa a retração gengival

Este problema pode ser ocasionado por alguns fatores isolados ou combinados entre si:

  • má escovação dos dentes

  • muita força na escovação utilizando cerdas duras

  • hereditariedade

  • mau posicionamento dos dentes durante o processo de crescimento

  • lesões de cáries não tratadas

  • movimentação ortodôntica

  • prótese fixa mal colocada

  • fluxo salivar baixo

  • outros traumas dentais

A escovação pode ser um dos grandes vilões neste caso. Por isso, é muito importante repensarmos esse processo e também a escolha da escova dental, que deve ser macia ou até extramacia. A escovação deve ser feita de forma delicada. É muito importante ter atenção à força utilizada sobre a escova durante o processo de escovação para não causar danos à gengiva.

Qual o tratamento para a retração gengival

O primeiro passo para este tratamento será uma limpeza profunda na área afetada. Em seguida, o cirurgião-dentista fará uma avaliação para verificar a necessidade de correção nos dentes e caso seja necessário, fará a indicação do uso de aparelhos ortodônticos.

Com relação à parte estética, poderá ser indicado o tratamento a partir do uso de técnicas cirúrgicas. O procedimento consiste em retirar um pedaço da gengiva de algum outro lugar, geralmente do céu da boca e colocar no local da retração. Essa cirurgia é muito delicada e tende a ter algumas restrições para ser realizada.

De qualquer forma, é essencial uma consulta com um cirurgião-dentista para uma avaliação completa. Para mais informações, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais.

#dicasecuidados #atualleclínicaintegrada #ortodontia #odontologiapreventiva #odonto #periodontia #gengivite #retraçãogengival #prevenção #dentistas #moema #ortodondia #tratamentosintegrados

71 visualizações