top of page
Buscar

Dentes de leite: informações e dicas de cuidados


Tudo na natureza tem uma razão de existir. No caso da nossa boca, o dente de leite tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma boca saudável e um sorriso bonito.

Os dentes de leite fazem o papel de guia para o nascimento dos dentes permanentes, auxiliam na formação das estruturas da face (dentes, ossos e músculos), garantindo o seu equilíbrio durante o processo.

Os dentes de leite se formam ainda no primeiro trimestre da gravidez, entre a 5ª e 6ª semana. E normalmente, começam a surgir por volta dos 6 a 7 meses do bebê, mas não existe uma regra clara, podendo acontecer antes ou depois desse período.

Aos 2 anos e meio de idade, a dentição decídua (dentes de leite) deve estar completa e conter 20 dentes no total. Nesta dentição ainda não são encontrados os dentes pré-molares e sisos. A troca da dentição pela permanente deverá se iniciar a partir dos 6 anos de idade.

O nome dente de leite se deve ao fato de apresentarem uma cor mais branca, como a de leite. Os dentes são menores com raízes mais longas, contendo paredes dentárias e esmaltes mais finos, se comparados aos dentes permanentes, o que gera um risco maior de apresentar problemas como cáries.

Por isso, a higienização é muito importante, desde o nascimento dos primeiros dentes. Veja abaixo algumas dicas:

  • Durante o primeiro ano, o ideal é passar uma fraldinha limpa ou uma gaze pelo menos uma vez por dia. Uma sugestão é incluir o hábito na rotina de antes de dormir. Existem também dispositivos de silicone para encaixar no dedo, exclusivamente para essa operação.

  • Tente evitar colocar o bebê para dormir sem limpar a boca, pois os açúcares do leite (mesmo no leite materno ou no leite em pó sem adição de açúcar) podem fermentar, corroendo o esmalte dos dentes.

  • Quando estiver com 1 ano e meio, é importante já introduzir o ritual de 3 escovações por dia. Você pode aproveitar esse momento para ir ensinando sobre a importância e o processo de escovação.

  • Deve-se usar uma escova macia e uma quantidade bem pequena de pasta de dente (mais ou menos o equivalente a um grão de arroz). A escova deve ser trocada mensalmente ou antes, caso a criança tenha ficado doente.

  • Não é preciso escovar em uma direção específica, já que a criança nem sempre colabora. Basta tentar retirar fragmentos de alimentos e limpar a superfície dos dentes e das gengivas.

  • Já existem no mercado cremes dentais específicos para cada idade. É importante que o seu uso seja mínimo, já que os bebês ainda não sabem cuspir o excesso de pasta.

  • O uso de fio dental é indicado para uma correta higienização dos dentes. Existem no mercado opções de fio dental de uso infantil, mas é importante consultar um profissional para receber as orientações corretas de uso.

Dentro da odontologia existe uma especialidade chama Odontopediatria, são profissionais especializados no cuidado com a saúde bucal infantil.

A indicação é que o odontopediatra seja consultado ainda durante a gravidez para que a futura mamãe receba todas as orientações sobre cuidados com os dentinhos do bebê e sua higienização.

Além disso, é indicada uma visita do bebê ao odontopediatra perto do primeiro ano do bebê. Só depois de examinar o bebê e de conversar sobre o histórico da família e hábitos alimentares é que o dentista poderá fazer recomendações específicas, como uso ou não de pasta com flúor e complementação de flúor no consultório.

A partir disso, as consultas ao odontopediatra devem seguir as mesmas indicações que temos como adultos e devem acontecer a cada 6 meses. É importante encarar a ida ao dentista como uma prevenção e não como solução, quando os problemas e as cáries já tiverem aparecido. Além de tornar esse momento algo natural e saudável para as crianças.

Para mais informações, agende uma consulta com a nossa odontopediatra.

267 visualizações
bottom of page