Buscar

O dia a dia do dentista que, muitas vezes, desconhecemos.


No mês de comemoração dos dias nacional e mundial dos Dentistas, decidimos trazer um assunto diferente para o nosso blog: temas do dia a dia de um dentista que, muitas vezes, o paciente desconhece.

Quando pensamos na carreira de odontologia e visualizamos o cirurgião dentista, normalmente, temos a imagem de um profissional bem-sucedido, com amplo domínio técnico. Mas, para chegar e manter esse lugar, é preciso muito trabalho, persistência e muito estudo.

Um dos pontos-chave na profissão é saber que, apesar de ser uma área da saúde e muito técnica, o profissional estará lidando com pessoas e mais que isso, com sentimentos e emoções destas pessoas.

Infelizmente, ainda nos dias de hoje, a odontologia está vinculada a uma memória ruim e muita gente ainda possui medo e desconforto durante as consultas e tratamentos. O que esquecemos, nesse ponto, é que essas reações dos pacientes também causam um impacto no dentista. Por isso, o amadurecimento emocional é muito importante nesta carreira.

Saber lidar com os pacientes e criar relacionamentos com base na confiança e com objetivo de gerar bem-estar é um dos fatores mais importantes no trabalho de um dentista. Fazer com que, durante o período da consulta, este paciente sinta-se único, seguro e atendido em todas as suas questões é a prioridade deste trabalho.

Outro fator que, muitas vezes, não nos damos conta é o quanto um cirurgião-dentista estuda. Por fazer parte da área da saúde e ter como objetivo a melhora da qualidade de vida das pessoas, a todo momento saem novas pesquisas, métodos, tratamentos, equipamentos e produtos no mercado. Este profissional precisa manter-se sempre atualizado, fazendo cursos de aperfeiçoamento, participando de congressos e eventos da saúde e das empresas do mercado, lendo literaturas especializadas.

Além disso, em muitos casos, mais do que cuidar de sua carreira, muitos deles decidem gerenciar uma clínica. Neste sentido, mais uma gama de habilidades lhes são exigidas, como administração, gestão de equipe, gestão financeira, gestão e manutenção de equipamentos, compras e descarte de insumos, comunicação, entre outros.

A experiência de atendimento de um profissional começa muito antes da consulta e vai muito além dela, desde o atendimento para marcar, a experiência de espera, todo o procedimento feito na consulta, até o relacionamento pós-tratamento. Tudo deve ser cuidadosamente pensado e gerenciado por esse profissional.

Agora, quando você for ao seu dentista, com certeza terá um novo olhar sobre toda a sua experiência. Esperamos que, com esse conteúdo, você possa entender um pouco mais sobre o nosso dia a dia.

Para mais informações sobre a Atualle, marque uma consulta com um de nossos profissionais.

#odontopediatra #atualleclínicaintegrada #odontologiapreventiva #ortodontia #odonto #dicasecuidados #moema #saúdebucal #clínicaodontológica #odontologia #aparelhosortodônticos #prevenção #dentistas #odontologiaemmoema

116 visualizações