Buscar

Odontologia e a Terceira Idade


Odontologia e a Terceira Idade l Atualle

É possível chegar na terceira idade com os dentes saudáveis, seguindo uma rotina de cuidados diários de higiene dental e de consultas regulares ao seu dentista. Mas ainda assim, alguns problemas específicos da idade, associados a outros problemas de saúde, devem ser avaliados.

Veja abaixo os principais tópicos:

  • Sensibilidade nos dentes: pode se agravar com a idade. A retração gengival pode aumentar com o passar dos anos e o agravamento deste quadro pode causar muita sensibilidade nos dentes. É muito importante consultar um profissional, pois a sensibilidade pode ser sinal de cáries ou dentes fraturados.

  • Cáries e problemas com a raiz dos dentes são mais comuns na terceira idade, por isso a prevenção é fundamental.

  • Boca seca é uma queixa frequente e pode ser causada por medicamentos ou distúrbios de saúde. Este problema deve ser relatado e tratado pelo seu dentista, pois pode prejudicar seus dentes.

  • A gengivite pode ser agravar a partir dos 40 anos e está associada, principalmente, pelos seguintes fatores: má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas (como diabetes, enfermidades cardíacas e câncer). As doenças gengivais podem ser reversíveis, se diagnosticadas em seus primeiros estágios.

  • O uso de dentaduras torna a vida dos idosos mais prática, mas exige muitos cuidados. As prescrições e indicações do dentista devem ser seguidas para manter a boa aparência e a higiene bucal do paciente.

Como em todas as etapas da vida, os cuidados e aconselhamentos de seu dentista são fundamentais para manter a saúde bucal em dia e o sorriso bonito. Para agendar uma consulta com um de nossos profissionais, clique aqui e utilize um de nossos canais de atendimento.

#dicasecuidados #higienebucal #dicasdehigienebucal #seusorrisomaisbonito #cuidados #saúdebucal #hábitossaudáveis #odontologia #odonto #odontologiapreventiva #ortodontia #visiteseudentista #atualleclínicaintegrada #terceiraidade #melhoridade #prevenção

95 visualizações