Bruxismo: o que causa, como identificar e as opções de tratamento

O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Como consequência, os dentes podem ficar doloridos, amolecidos ou até mesmo desgastados. Nos casos ainda mais graves, podem gerar também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

As causas do bruxismo ainda não estão 100% comprovadas, mas possivelmente, a disfunção está ligada a situações de estresse, tensão, ansiedade, fatores genéticos ou até mesmo problemas físicos, de oclusão ou fechamento inadequado da boca.

Como sei se tenho bruxismo?

Como o bruxismo é um hábito inconsciente, que se desenvolve durante a noite e/ou dia, dificilmente o paciente perceberá sozinho os sintomas da disfunção. A identificação acontece, normalmente, quando alguém comenta que o paciente faz um som de ranger enquanto dorme ou durante um exame dental rotineiro em que o dentista identifica que os dentes estão desgastados ou com esmalte rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo a que o paciente deverá ficar atento são: zumbido no ouvido, dores de cabeça, na face, no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, por causa do esforço realizado pelos músculos durante a noite e/ou dia.

O tratamento

Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. No entanto, o uso de placas dentárias rígidas de acrílico serve como tratamento paliativo. Ou seja, não cura, mas ajuda sintomas, aliviando dores e protegendo os dentes.

As placas de mordida possuem três funções:

1. proteger os dentes do desgaste decorrente do ranger;

2. aliviar as articulações mandibulares;

3. induzir o relaxamento da musculatura.

Placa de acrílico

A placa de acrílico vai agir protegendo os dentes de fraturas, trincas e desgastes, além de evitar a tensão muscular constante.

Manutenção da placa

Durante o tratamento, o dentista realizará pequenas adaptações na placa para que o paciente se sinta mais confortável e o tratamento seja mais efetivo. Em geral, se o paciente seguir as recomendações de higienização e armazenamento corretamente, as placas devem ser trocadas apenas quando apresentarem problemas de adaptação ou desgaste.

Para mais informações, consulte um de nossos profissionais e caso seja constatado o problema, melhore sua qualidade de vida.