top of page
Buscar

Odontopediatria e sua importância para os pequenos pacientes


Odontopediatria l Atualle

A Odontopediatria é a especialidade da odontologia focada na saúde bucal de bebês e crianças. Seu principal objetivo é oferecer tratamentos adequados para cada faixa etária, com todo o cuidado e carinho necessários.

No atendimento aos pequenos pacientes, além do lado clínico, os profissionais especializados em Odontopediatria também são responsáveis pelas orientações relacionadas à higiene, tipos de escovas e cremes dentais, uso de mamadeira e chupeta, dieta cariogênica, aplicação de flúor e selantes e tudo que possa contribuir para que a criança cresça com a boca saudável. E estes cuidados começam antes mesmo do nascimento, ainda na gestação.

Para evitar possíveis medos e más experiências, estes profissionais costumam ter uma conduta direcionada para transformar esse momento em algo agradável e leve para as crianças, usando de muita psicologia para que eles aprendam sobre a importância do cuidado com a boca e seus dentinhos, desde cedo.

A prevenção costuma ser um grande aliado dos pais em tudo que envolve a saúde bucal de seus filhos. O ideal é que a primeira consulta seja feita ainda na gravidez para que sejam dadas as orientações sobre os cuidados já nos primeiros meses. E o bebê deve visitar o odontopediatra antes do nascimento do primeiro dentinho, ou seja, antes de completar 6 meses de vida.

A partir daí, cria-se um relacionamento entre o paciente e o profissional, que fará todas as indicações para os pais sobre conduta e higiene, considerando o quadro clínico apresentado. A criação de um filho exige cuidado permanente e os pais devem aproveitar estas consultas para contar sobre os comportamentos e experiências vivenciados pela criança nesta área e também para tirar todas as suas dúvidas.

Na Atualle, temos profissionais especializados em cuidados de pequenos pacientes. Agende uma consulta e saiba mais.

554 visualizações
bottom of page