top of page
Buscar

O que são as manchas de fluorose?


A fluorose consiste em manchas brancas nos dentes, provocadas pela exposição excessiva dos dentes permanentes, ainda em formação, ao flúor. Em geral, isso ocorre por meio da ingestão acidental ou não-acidental de produtos com flúor, por um período longo de tempo, na época em que os dentes estão se formando.

O flúor é benéfico à saúde dos dentes, ajuda principalmente na prevenção das cáries. Atualmente, é adicionado a toda a água tratada no país e a cerca de 90% dos produtos dentais disponíveis no mercado, o que contribui muito para a redução da incidência de cáries nas crianças com menos de 12 anos.

Os produtos de cuidados bucais devem ser cuspidos ou enxaguados após o uso. Mas, devido ao gosto agradável dos produtos infantis, muitas vezes, as crianças acabam engolindo esses produtos e consequentemente, consumindo mais flúor que o recomendado. E, como sabemos, tudo em excesso faz mal e com o flúor não é diferente.

Quais são os sinais de fluorose?

O excesso de flúor interfere na formação do esmalte dentário e acaba provocando manchas em todos os dentes. Na maioria dos casos, há pequenas manchas brancas sutis que passam despercebidas pelos pais e pela criança. Mas, em casos mais severos, as manchas são maiores e variam de uma coloração esbranquiçadaa enegrecida, podendo comprometer a estética e a autoestima da criança e do adolescente.

Apesar da questão estética, a fluorose não torna os dentes mais fracos, mais propíciosa cáries ou provocam qualquer outra alteração.

Como funciona o tratamento da fluorose?

Uma vez que a mancha ocorre por uma má-formação do esmalte dentário, ela não desaparecerá sozinha. No entanto, há tratamentos específicos que resolvem ou melhoram o aspecto das manchas, melhorando a autoestima da criança ou adolescente.

Os mais comuns são a microabrasão, que remove quimicamente a camada mais superficial do dente e o clareamento, que uniformiza a cor dos dentes. Em casos mais severos, pode ser necessário o uso de facetas, peças protéticas que são posicionadas de forma a cobrir a superfície anterior dos dentes.

Para mais informações, consulte nossos profissionais.

34 visualizações
bottom of page