top of page
Buscar

Você sabe a diferença entre aparelho móvel e contenção ortodôntica?


Contenção ortodontica

A ortodontia tem como objetivo corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada, utilizando aparelhos dentários fixos e móveis. O que muita gente não sabe é que o tratamento vai além do uso inicial dos aparelhos.

Após terminada a etapa dos aparelhos ortodônticos tradicionais, é necessário fazer um trabalho de contenção, para prevenir a movimentação dos dentes, mantendo-os na posição e garantindo o sorriso ideal.

Esse trabalho pode ser realizado com o uso de aparelhos móveis ou de contenção. Mas, você sabe qual a diferença entre eles?

Ambos são removíveis e ficam sob responsabilidade do paciente. Por conseguir manipulá-los facilmente, colocar e tirar, é comum que as pessoas confundam os dois. Ambos são constituídos por resina acrílica, podendo ser colorido e com fios metálicos.

Veja abaixo as principais funções de cada um deles:

APARELHO MÓVEL - O aparelho móvel serve para movimentar os dentes, ou seja, faz um papel ativo durante o tratamento ortodôntico.

CONTENÇÃO ORTODÔNTICA - A contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes, sendo caracterizado então como passivo.

Ou seja, o ortodontista poderá utilizar desses recursos para o ajuste do sorriso, englobando o uso de ambos os aparelhos e cada um cumprindo com seu objetivo. O uso destes aparelhos é de grande valia para o tratamento, pois é comprovado que os dentes podem se movimentar novamente após o trabalho de correção realizado.

Como os dois são feitos do mesmo tipo de material, os cuidados são muito parecidos. São eles:

  • Retirada do dispositivo antes das refeições, da escovação e de eventos sociais onde não poderá ser feita a retirada e adequado armazenamento antes da alimentação;

  • Boa higienização diária das partes de resina acrílica e metálica com escova de dentes específica para este uso e sabão;

  • Uso conforme indicação do seu ortodontista;

  • Ir às consultas de acompanhamento solicitadas pelo seu ortodontista;

Cada tratamento é único e por isso, é muito importante seguir as recomendações de seu dentista. Para saber mais, marque uma consulta com nossos profissionais.

11.372 visualizações
bottom of page