top of page
Buscar

Como escolher a sua escova dental?


A escova dental é um instrumento que deve fazer parte da nossa rotina desde pequenos, sendo um item altamente consumido durante a vida. Seu objetivo principal é auxiliar na higienização bucal para prevenção de doenças na boca. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe é que a escolha errada de escova, aliada ao seu uso, pode favorecer o desgaste da superfície dental e aparecimento de retrações gengivais.

O tamanho ideal de uma escova é com cabeça pequena. Durante a escovação, a escova promove a remoção mecânica da placa bacteriana aderida à superfície. Para que ocorra a desestruturação e a quebra da placa sobre o dente, é indicada uma escova que tenha tamanho suficiente para limpar de um a dois dentes por vez, garantindo acesso aos dentes do fundo com a mesma facilidade.

Outro ponto importante é a escolha de tipos de cerdas. O mais indicado pelos dentistas é que a escova tenha cerdas macias e com o mesmo tamanho e acabamento, pois isso auxilia em uma limpeza com menor risco de ferir os tecidos vizinhos aos dentes, riscar as estruturas dentárias ou provocar a retração das gengivas, evitando a sensibilidade.

O último ponto analisado é o cabo, que deve ser adaptado para cada tipo de pessoa, sendo simples de segurar e manejar durante o processo de escovação. A mesma escova que utilizamos para higienizar os dentes, também pode ser utilizada para fazer a limpeza de língua e tecidos das bochechas.

A escova elétrica é preferencialmente indicada para pessoas que possuem alguma dificuldade motora, principalmente para idosos. A forma de uso é diferente das escovas tradicionais. Caso você esteja pensando em trocar a sua escova por um modelo elétrico, consulte seu dentista para mais informações.

É importante lembrar que as escovas devem ser trocadas toda vez que suas cerdas estiverem quebradas e desgastadas ou a cada 3 meses. Após esse período a escova perde a eficácia de seu uso, podendo deixar de higienizar bem a sua boca.

Para saber mais informações, consulte um de nossos profissionais. Agende sua consulta pelo telefone: (11) 5051-5947

32 visualizações
bottom of page