Buscar

MITO “Escovas dentais com cerdas duras limpam melhor os dentes.”


Odontopediatria l Atualle

A escolha da escova dental certa é de extrema importância para a saúde bucal. Muitas pessoas acreditam que escovas com cerdas duras limpam melhor os dentes, no entanto, esse tipo de cerdas é eficiente apenas em situações específicas e se for usado por pacientes com conhecimento intermediário para avançado da técnica de escovação dentária. A escova ideal diária, para dentes naturais, deve ser macia ou extra macia e com grande quantidade de cerdas, para escovar e massagear as gengivas sem machucar.

No caso das escovas duras, caso a escovação não seja feita da maneira correta, ela pode machucar a gengiva e desgastar o esmalte dos dentes provocando sensibilidade e retração gengival, que pode afetar a estética do sorriso e dor. A indicação é feita apenas para pacientes capacitados a realizar a limpeza de estruturas duras, como próteses fixas, próteses removíveis ou próteses sobre implante.

Além disso, as cerdas duras alcançam uma área menor na superfície dos dentes, não conseguindo limpar espaços mais apertados, como entre os dentes ou entre a gengiva e o dente. Por isso, é necessário que o paciente que utilize esse tipo de escova intensifique sua higiene bucal com o uso frequente de fio dental e bochechos.

Assim, é importante que o paciente consulte seu dentista e avalie qual a melhor indicação de escova dental.

#prevenção #visiteseudentista #dicasdehigienebucal #cuidados #dentistasemmoema #odontologiapreventiva #atualleclínicaintegrada #atualleodontologia #odontologiaemmoema #tratamentosintegrados #dicasdeescovação #dentistas #clínicaodontológica #dicasecuidados #ortodondia #seusorrisomaisbonito #escovadedentes #atualle #higienebucal #escovação #dicas #comoescolheraescovadedentes #saúdebucal #odontologia

351 visualizações