O chiclete pode ser benéfico para a higiene bucal? Especificamente para o hálito?

Odontopediatria l Atualle

Em uma boca saudável e bem higienizada, mascar chiclete sem açúcar pode promover alguns benefícios como: limpeza superficial dos dentes, pois estimula a produção de saliva e ajuda na remoção dos alimentos, fortalecimento dos dentes e redução dos níveis de ácido da boca que pode causar a cárie dentária.

No entanto, caso o chiclete tenha açúcar, pode favorecer o aparecimento de cáries, pois estimula a produção dos ácidos por certos tipos de bactérias e também pode agravar o mau hálito.

Engana-se quem acredita que o sabor e odor do chiclete, mesmo sem açúcar, elimina o mau hálito. Momentaneamente, pode até disfarçar o cheiro, mas caso a pessoa sofra com problemas bucais como cáries ou uma restauração danificada, o mau cheiro pode até se intensificar.

Abaixo listamos algumas dicas de como combater o mau hálito:

- mantenha uma higiene diária com escovação e uso do fio dental;

- faça uso de enxaguante bucal;

- escove a língua diariamente;

- evite ficar em jejum – que gera liberação de compostos à base de enxofre, posteriormente expelidos na respiração, agravando o mau hálito;

- beba água – a salivação é uma das principais armas contra o mau hálito;

- priorize alimentos que estimulem a salivação – maçã, laranja e kiwi;

Chiclete em excesso, com açúcar ou não, é prejudicial à saúde bucal. Ocorre que, ao mascar a goma, o paciente mantém a musculatura em exercício constante, podendo causar problemas musculares na face.

Em casos mais graves, é importante consultar seu dentista.

Entre em contato e avalie qual a melhor forma de acabar com o mau hálito.